Prova: Um Momento Privilegiado De Estudo, Nao Um Acerto De Contas
O Livro Prova: Um Momento Privilegiado De Estudo, Nao Um Acerto De Contas , trata de, Este livro e voltado para o professor. Tem como objetivo ajuda-lo em sua pratica do dia a dia, com base no argumento central: nao e acabando com a prova escrita ou oral que se melhora o processo de avaliacao da aprendizagem, mas ressignificando o instrumento e elaborando-o em uma nova perspectiva pedagogica.e com esse pressuposto que o autor trabalha ha alguns anos com grupos de professores, da educacao infantil ao ensino superior, em torno do tema: como operacionalizar uma aula com sucesso e avaliar com eficacia e eficiencia. Nessa atividade, ele percebe a ansiedade dos educadores ao constatar uma verdadeira guerra de alguns academicos contra as provas utilizadas como instrumento de avaliacao. A perplexidade dos professores e compreensivel, tendo em vista que nao lhes e oferecida uma alternativa razoavel e culturalmente contextualizada para substituir as tradicionais provas no processo avaliador.O texto esta centrado em dois pontos basicos: como operacionalizar uma aula com sucesso, tema dos oito primeiros capitulos, em que se apresentam os pressupostos da perspectiva construtivista sociointeracionista em relacao ao ensinar; os fundamentos para um processo de avaliacao da aprendizagem, expostos nos dois capitulos finais.O livro mostra que o caminho da mudanca passa por uma transformacao do processo de avaliacao, tornando-o uma oportunidade para o aluno ler, refletir, relacionar, operar mentalmente e demonstrar que tem recursos para abordar situacoes complexas. Em sintese, o aluno devera demonstrar ter adquirido competencia como estudante.
Avaliações
Não há avaliações ainda.