Ensino De Ciencias E Construcao Do Conhecimento
O Livro Ensino De Ciencias E Construcao Do Conhecimento , trata de, “Apesar dos diversos desafios que se apresentam aos professores no seu cotidiano profissional, é possível identificar boas práticas, como a apresentada nesta obra, especialmente se olharmos para o ensino de ciências nos anos iniciais. Quando se possi b ilita às crianças vivências estimulantes, estamos influenciando uma importante necessidade humana: a de conhecer melhor o mundo do qual fazemos parte. Na medida em que a criança se desenvolve e sistematiza conhecimentos relativos à ciência, vai rec on struindo diferentes noções que provocam mudanças no seu modo de compreender o mundo. Nesse processo, percebem, de forma gradual, as relações causais, desenvolvem suas capacidades associadas à identificação das propriedades dos objetos e seres vivo s, além da percepção dos processos de transformação. Nesta fase inicial, a criança encontra-se em um intenso processo de desenvolvimento das suas capacidades intelectuais e um ensino adequadamente organizado contribuirá para a construção de noções m uito mais adequadas a respeito dos fenômenos naturais e tecnológicos que fazem parte do seu cotidiano. Crianças são curiosas. Portanto, é pertinente o contato direto com os objetos de estudo e também com diferentes fontes de informação, o manuseio e a ob servação, a investigação, os registros, procurando-se valorizar o conhecimento que a criança traz de casa, estimulando, sobretudo, as atitudes científicas. Pretende-se promover o interesse emocional e intelectual da criança. Portanto, alguns po ntos d evem ser considerados nesse processo, como a capacidade de questionamento, além da exploração mais aprofundada dos conhecimentos prévios, gerando inquietação e desejo. Conforme Vigotski já argumentava, “”todo conhecimento deve ser antecedido d e uma se nsação de sede””.”
Se tiver alguma dúvida, entre em contato aqui
Avaliações
Não há avaliações ainda.