A Biblioteca E A Formacao Do Leitor Infantojuvenil
O Livro A Biblioteca E A Formacao Do Leitor Infantojuvenil , trata de, Em A biblioteca e a formação do leitor infantojuvenil: conversa com pais e professores (Iluminuras, 2019), Dirce Waltrick do Amarante retoma a sua preocupação constante — já anunciada nos livros As antenas do caracol: notas sobre literatura infantojuvenil (Iluminuras, 2012) e Pequena biblioteca para crianças: um guia de leitura para pais e professores (Iluminuras, 2013) — com a constituição de um repertório alargado para a formação leitora de crianças e jovens a partir da constituição de uma biblioteca. O livro está dividido em duas partes que se inter-relacionam e dialogam. A primeira “Para começo de conversa” versa sobre aspectos mais reflexivos sobre os livros literários para infância e juventude, desde a conceituação movediça de uma literatura edificante que se apoia em lições de moral explicitas de narrativas impregnadas de “mensagens” e modelos à uma produção que descarta os clichês e se renova em sua feitura e seu dizer, desfazendo o mercado editorial e suas imposições de faixa etária, demarca outras possibilidades de leitura para o público em questão. Ao esgarçar as fronteiras etárias, a pesquisadora apresenta, por meio da leitura atenta e rigorosa, na segunda parte “Estante de livros: um repertório possível”, um conjunto de títulos de autores brasileiros e estrangeiros como possibilidade de leitura e composição de acervo pessoal. Aos mediadores a quem o livro é oferecido, pais e professores, faz-se necessário uma caminhada desejante que atravesse as fronteiras de escolhas restritas e adentre no espaço das possibilidades múltiplas do mercado editorial. Ganham os leitores de todas as idades! ELIANE DEBUS
Se tiver alguma dúvida, entre em contato aqui
Avaliações
Não há avaliações ainda.