A Educacao Da Primeira Infancia Na Perspectiva Comenius
O Livro A Educacao Da Primeira Infancia Na Perspectiva Comenius , trata de, No estudo de Philippe Ariès (1914-1984), observou-se que a partir do século XVII houve uma crescente ênfase na instituição escolar, que propunha a substituição da família por profissionais da educação, no ensino dedicado à criança, que, antes depreciada, começava a receber destaque e tornava-se figura central na família. A criança, de filho, passou a ser intuída como aluno e percebida como criança-aluno. O pedagogo tcheco João Amós Comenius, enquanto apologista da instituição escolar, ao propor sua organização escolar, inicia pela escola materna, denominando-a como ?escola da infância?, o que demonstra claro entendimento de que o ambiente familiar era uma das classes escolares essenciais em sua proposta de reformar e organizar a instituição escolar, visto que dela dependeriam as demais classes. A escola-família deveria ser considerada como prioritária, já que nela se formaria a criança-aluno de zero a seis anos, e os pais não só seriam responsáveis em prover a educação, mas igualmente considerados como ?pais-professores?, e as crianças como alunos dessa instituição, família-escola. Aos pais-professores era indispensável prover manuais para que soubessem ensinar a criança-aluno. No atendimento dessa demanda é que Comenius escreveu a Didática magna, A escola da infância e a Pampaedia, sendo que, das três, a que mais se harmoniza com o formato de manual destinado à educação da primeira infância é a obra A escola da infância, conforme analisada neste livro. No primeiro capítulo ? A obra de Comenius à luz da interpretação de Philippe Ariès: valorização e descoberta da criança ? foram estabelecidos vínculos hermenêuticos entre Ariès e Comenius com ênfase na valorização e descoberta da criança. O segundo capítulo ? Comenius em prol da escola: ensinar a todos ? evidenciou o pedagogo tcheco como um árduo defensor da instituição escolar. No último capítulo ? Educação da primeira infância: pais-professores e criança-aluno de zero a seis anos ?, o objetivo se fundamentou em investigar nas obras Didática magna, A escola da Infância e Pampaedia as razões pelas quais Comenius se referia à educação das crianças de zero a seis anos, denominando- a de ?escola da infância?. Obra recomendada para pedagogos, docentes de mestrado e doutorado, filósofos, profissionais da saúde da infância, políticas sociais da Educação e de áreas correlatas. Leitura complementar para as disciplinas Educação da Infância, História da Educação, Filosofia da Educação, Didática do
Se tiver alguma dúvida, entre em contato aqui
Avaliações
Não há avaliações ainda.