Arte De Fazer Arte 7º Ano

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Autor Haddad, Denise Akel; Morbin, Dulce Goncalves

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Arte De Fazer Arte 7º Ano

O Livro Arte De Fazer Arte 7º Ano , trata de, Perfil da obra Esta reformulacao traz uma proposta didatica renovada, que reflete as mudancas ocorridas na educacao nos ultimos anos. Oferece subsidios para que o professor se mantenha atualizado com o cenario artistico e com o que esta acontecendo no ensino de artes. Tudo isso e feito sem perder de vista a realidade da sala de aula e sem perder a praticidade que caracteriza a colecao. A obra leva em conta a variedade de aspectos que vem sendo incorporados ao universo artistico. A arte e tratada como uma faceta dinamica da sociedade, e nao como um retrato pronto e definitivo a ser apreciado. A arte do grafite, da caricatura, da publicidade e da ilustracao de livros, bem como o folclore, as artes graficas e o desenho industrial, merecem, na colecao, o mesmo espaco que as formas de artes tradicionais. Essa abordagem prepara o aluno para identificar e apreciar novas formas de arte que vao surgindo e se combinando o tempo todo a sua volta. e desse modo que a colecao A Arte de fazer Arte propoe o envolvimento do professor e do aluno na apreciacao artistica, na producao e na compreensao do fazer artistico para alem da estetica, nos campos da cidadania e da qualidade de vida. Estrutura da obra Cada volume da Colecao A Arte de Fazer Arte se organiza em torno de um tema norteador. Esse tema e dividido em 2 grandes blocos, para o 1º. e 2º. semestres. Assim, cada volume se organizada da seguinte maneira: Tema norteador O tema norteador estabelece uma linha de pensamento que conecta todos os conteudos abordados durante o ano, dando continuidade de raciocinio e coerencia a proposta como um todo. Os temas sugeridos habitam as discussoes do universo da arte e permitem o trabalho interdisciplinar. Foram distribuidos nas series conforme as possibilidades de exploracao da faixa etaria. Blocos: Cada tema norteador e subdividido em dois blocos, imaginando seu uso atrelado ao 1º e 2º semestres respectivamente. Cada bloco traz uma abordagem diferente do mesmo tema norteador. Dentro de cada bloco, sao reunidos tres a cinco temas, que constroem uma linha reflexiva e estabelecem pontes entre si. Texto introdutorio: Explica qual sera o tema norteador do ano e quais as possiveis conexoes. Tambem existe uma pagina para introduzir o bloco, indicando a linha de raciocinio que sera seguida. Temas: Cada capitulo oferece uma serie de propostas praticas e reflexivas a partir de um tema, que pode ser alinhado aos outros do mesmo bloco formando uma linha de raciocinio. A estrutura basica de cada tema garante a presenca de topicos importantes em todos os capitulos: tais como contextualizacao historica e relacao com a producao do nosso tempo. Sao apresentadas propostas de atividades praticas, algumas em folhas que podem ser destacadas. No decorrer do capitulo varias outras propostas de reflexao sao apresentadas (dando liberdade ao professor de desenvolve-las de acordo com sua disponibilidade de tempo e interesse). Topicos possiveis para cada tema: – Introducao ao tema: Descricao do tema, apresentando sua relacao com o tema norteador do ano e formando um gancho com o capitulo anterior. – Apresentacao de conceitos: Introducao aos conceitos do capitulo. Em geral, trazendo definicoes, classificacao e exemplificacoes. – Atividades praticas: Propostas que contribuem para o entendimento e vivencia dos conceitos do tema. Algumas das atividades sao feitas em paginas destacaveis com o verso branco, o que permite que sejam entregues ao professor para avaliacao ou exposicao. – Parceria com o artista: essas atividades sao propostas de releitura, ou seja, exercicios de recriacao tendo como base a obra de algum artista. – Sugestoes para o professor: Indicacao de s dos artistas, caso haja interesse em estuda-los mais profundamente; conceitos necessarios ao entendimento de um assunto; sugestoes de outras atividades e dicas metodologicas. – Provocando o olhar: Leitura de imagem. Apresentacao de uma imagem reproduzida em tamanho ampliado e uma serie de perguntas que orientam a leitura. – Momento da arte: Contextualizacao historica, estabelecendo a relacao entre os conceitos estudados e a producao artistica de determinada epoca. Introducao a historia da Arte, Contem uma explicacao sintetica sobre um determinado movimento artistico ou periodo da historia da arte e sua relacao com o conceito; obras representativas do movimento citado; indicacao de artistas participantes do movimento; indicacao de tempo e local do movimento; explicacao sobre a importancia historica de tal movimento. – Enquanto isso no Brasil… ou Enquanto isso, no resto do mundo… (quando o capitulo tratar de um movimento artistico brasileiro) – comparativo com a producao e com a historia brasileira. Estabelece um paralelo entre o contexto historico mundial e o brasileiro, com especial atencao para a producao de artistas brasileiros. – No mundo de hoje: relacao do tema com a producao de artistas contemporaneos. – Pare, pense e reflita ou Pare, reflita e pesquise: Proposta de reflexao baseada no estudo da arte, muitas vezes acompanhada de proposta de pesquisa. – Olho curioso: Aspectos curiosos sobre o conceito apresentado. – Galeria de arte:Colecao de imagens que ampliam as reflexoes propostas no capitulo. Alem das imagens, contem fotos dos artistas e uma breve biografia. Alguns artistas tratados na colecao: Tomie Ohtake, Vik Muniz, Eliseu Visconti, Monet, Georges Seurat, Kandinsky, Renoir,Chico Albuquerque, Luiz Sacilotto, Paul Klee, Tarsila do Amaral, Lina Bo Bardi, , Mestre Athaide, Rafael Sanzio, Niki de Saint Phalle, Jan Van Eick, Victor Brecheret, Francisco Brennand, Pablo Picasso, Antoni Gaudi, Oscar Niemeyer, Leonardo da Vinci, Edgar Degas, Norman Rockwell, Johannes Vermeer, Almeida Junior, Munch, Fernando Sardo, Portinari, Van Gogh, Juan Pantoja De La Cruz, Sandro Botticelli, Paul Gauguin, Diego Velazquez, Andy Warhol, , Manabu Mabe, Antonio Francisco Lisboa, Rembrandt e muitos outros. Pontos-chave · Enfoque moderno, em sintonia com tudo o que esta acontecendo no mundo das artes e no ensino de Artes. · Iconografia vasta e variada oferece um panorama da producao artistica da atualidade. Valoriza a arte brasileira, com destaque para artistas nacionais e suas producoes, sem se esquecer da riqueza de nossas manifestacoes artisticas populares. · Atividades criativas com material de facil obtencao, que podem ser desenvolvidas na propria sala de aula.

Peso0,479 kg
Dimensões23 × 28 cm
Ano

2021

Paginas

144

Idioma

Portugues

Editora

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