Brecht – Um Jogo De Aprendizagem
O Livro trata de, Brecht: Um Jogo de Aprendizagem abre ao leitor brasileiro uma visão pouco conhecida da obra brechtiana: a da peça didática como uma proposta de teatro que abole a presença do espectador e a converte em ação participativa. Todos são atuantes na ação encenante. Com base em textos cuja maioria é traduzida pela primeira vez para a língua portuguesa, Ingrid Dormien Koudela extrai criticamente os elementos deste projeto verdadeiramente revolucionário que o autor de Galileu Galilei desenvolveu como alvo explícito, não só do processamento pedagógico e político, mas também estético, deu seu teatro “para o povo”. Trata-se na verdade da cena pública na sociedade dos iguais. Mas a discussão que percorre as páginas deste livro não se limita ao propósito último da “peça didática”, em que pese a sua importância para o entendimento de todo o universo dramático brechtiano. Na verdade, reunindo em uma síntese original Viola Spolin, Jean Piaget a Brecht, a autora esboça aqui uma autêntica teoria do jogo de aprendizagem e da educação, propondo inclusive elementos para a sua metodologia e implementação prática. Como observa o crítico Alberto Guzik, por todas essas razões, Brecht: Um Jogo de Aprendizagem é uma leitura de extremo interesse para o professor em arte-educação, para o planejador pedagógico e, sobretudo, por ser um estudo do teatro e para o teatro, a quem se dedique a qualquer aspecto da arte dramática.
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