Imagem Da Petrobras Construida Pelos Meios De Comunicacao, A
O Livro Imagem Da Petrobras Construida Pelos Meios De Comunicacao, A , trata de, Os usos do território estão em permanente disputa como resultado de interesses antagônicos. Em 2007, após a divulgação da descoberta de grandes reservas de petróleo na camada pré-sal, essas disputas giram principalmente em torno do controle dessa riq ueza, quando se anuncia e implementa um novo marco regulatório de exploração. O trabalho de Ruth Alexandre de Paulo Manton vem a público para discutir o papel dos meios de comunicação neste contextos e, mais especificamente, para analisar como a atua ção da empresa Petrobrás foi apresentada nas notícias veiculadas nos jornais Folha de S. Paulo e O Globo, veículos com alta capilaridade no território nacional. Para isso, a autora mobiliza o conceito de psicosfera, esse âmbito da produção de sentido s, que condensa narrativas e assuntos, alguns privilegiados pela mídia e outros, entretanto, parcialmente tratados ou por vezes invisibilizados. Existe uma pluralidade de vozes ou se omite parte delas? Os temas em pauta são devidamente contextualizad os? Estas são algumas das perguntas que norteiam a pesquisa. Num momento de aprofundamento da política de desinvestimento da Petrobrás e da revogação da obrigatoriedade da empresa como operadora única nos campos do pré-sal, como o que atravessamos em 2021, este livro enfatiza o fato de o petróleo e os recursos minerais serem bens públicos por determinação da Constituição e, nessa perspectiva, insiste na necessidade de retornar o debate sobre o controvertido destino dos recursos energéticos exist entes na plataforma continental brasileira. Mônica Arroyo Depart de Geografia USP Se tiver alguma dúvida, entre em contato aqui
Avaliações
Não há avaliações ainda.