Manguebeat – A Cena, O Recife E O Mundo
O Livro Manguebeat – A Cena, O Recife E O Mundo , trata de, Manguebeat: a cena, o Recife e o mundo trata de um dos acontecimentos musicais mais interessantes do final do século XX no Brasil. Descrever o manguebeat como “acontecimento” é uma maneira de contornar a polissemia da palavra, sublinhada por Luciana Mendonça já na introdução do livro: visto ora como “ritmo” ou “gênero” musical, ora como “movimento”, ora ainda como “cena”, ele é um pouco de cada uma dessas coisas, sem se restringir a nenhuma delas. Ninguém duvide, porém, que o manguebeat “aconteceu”, como se diz de um artista que “finalmente aconteceu”: entrou nas conversas, nos circuitos, nas escutas; deixou (e continua a deixar) uma marca; deixou (e continua a deixar) o mundo (e não só a música) diferente do que era antes. A nova cena pernambucana despertou interesse de pesquisadores praticamente desde que começou. A fertilidade do mangue, tão decantada por Fred Zeroqua – tro e seus amigos, valeu para trabalhos acadêmicos também. A bibliografia sobre o manguebeat e sobre a música popular pernambucana ganha com este livro uma significativa contribuição, e também se vê enriquecida a reflexão sobre música e globalização, sobre tradições culturais e movimento sociais, e sobre uma sociolo – gia da música de forte base etnográfica. – Carlos Sandroni Para quem acompanhou ou, como no meu caso, vivenciou intensamente o desenrolar dessa cena, não há como folhear as centenas de páginas de criteriosa e apaixonada pesquisa a seguir sem se imaginar adentrando numa sala high-tech Se tiver alguma dúvida, entre em contato aqui
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