Repensar A Educacao 40 Anos Apos “Vigiar E Punir” – Volume –

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Repensar A Educacao 40 Anos Apos “Vigiar E Punir” – Volume –

O Livro Repensar A Educacao 40 Anos Apos “Vigiar E Punir” – Volume – , trata de, o ano de 2015 completam-se 40 anos da aparição de Vigiar e Punir. A obra de Michel Foucault conta com mais de 40 reedições no Brasil. O texto representa um marco teórico-analítico para a grande área das humanidades. Tanto é que os mais distintos camp os de saberes, tais como a história, o direito, a psicologia, as ciências sociais, a antropologia social, a educação, a medicina, para citar apenas alguns exemplos, por afinidade de pensamento ou por contraposição, tiveram de fazer, e ainda o fazem, vários acertos de conta com as teses acerca da analítica e das técnicas de poder que, ao cabo, situaram a contemporaneidade na irrecusável articulação produtiva de subjetividades derivadas da sociedade disciplinar. Essa mesma sociedade disciplinar, p ara Michel Foucault, passou a ser a grande sombra a acompanhar, como ele sublinhava, os menores desvios de cada indivíduo, produzindo uma farta institucionalização de saberes complexos, dispersos e ao mesmo tempo coerentes com os múltiplos dispositiv os disciplinares. Com efeito, a nossa história seria a de uma sujeição interminável às microfísicas de poder; à economia positiva de um poder a produzir saber, e vice-versa, investindo sobre os homens que devem ser vigiados, treinados, corrigidos, ma s também sobre os loucos, as crianças, os escolares, os colonizados, sobre os que são fixados a um aparelho de produção e controlados durante toda a existência. Escola e Educação – 40 anos após Vigiar e Punir tem por objetivo avançar na atualização d a produção de conhecimento que, de um lado, considera as teses foucaultianas dispostas nesta obra como eixo imprescindível para se pensar a escola e a educação no contexto da sociedade disciplinar e pós-disciplinar, ou sociedade de controle. De outro lado, trata-se de repensar como Vigiar e Punir desdobra-se na continuidade do pensamento de Michel Foucault com as problemáticas do biopoder, das contestações da subjetividade controlada, dos ensaios do sujeito na direção de uma ética da existência. Seja como for, desde Vigiar e Punir escola e educação são convidadas a enfrentar as suas problematizações, vocações, destinações, formas de condução e de relações com os dispositivos de saberes, de poderes e de produção de subjetividades, bem como o s seus operadores institucionais, sem ignorarem as forças assentadas na sociedade disciplinar e, concomitantemente, pensar experiências que criam, instigam, resistam, denunciem, experimentem a própria educação para além da sombra que habita a escola, Se tiver alguma dúvida, entre em contato aqui

Peso0,53 kg
Dimensões14 × 21 cm
Ano

2015

Paginas

462

Idioma

Portugues

Editora

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