Trajetorias Editoriais da Literatura de autoria Negra Brasileira: Vol 1
O Livro Trajetorias Editoriais da Literatura de autoria Negra Brasileira: Vol 1 , trata de ; Sinopse: “Assinado por Luiz Henrique Oliveira e Fabiane Cristine Rodrigues,o presente volume, empenhado em situar, analisar e demarcar estatisticamente a trajetória editorial da produção literária negra em nosso país, chega na hora certa. Nestas primeiras décadas do séculoXXI, assistimos a um vertiginoso crescimento desta vertente de nossas letras, não só em termos de publicações e editoras voltadas para aquestão, mas, em especial, do grande contingente de jovens leitoras e leitores empenhados não apenas em fruir tais textos, mas também em se tornar sujeitos de uma criação poética, prosaica ou ensaística. Chega, pois, em boa hora a pesquisa que desnuda em números os mecanismos operacionais da indústria do livro no Brasil. E que irá, certamente, contribuir para não apenas melhor compreendermos o fenômeno envolvendo quem pode e quem não pode publicar seus escritos, bem como chamar nossa atenção de leitores para os processos e procedimentos de superação desses obstáculos históricos.” – Eduardo de Assis Duarte “O trabalho de Fabiane Cristine Rodrigues e Luiz Henrique Oliveira cumpre a importante função de mapear as iniciativas de publicação da literatura negra/afro-brasileira, do século XIX até os nossos dias. Num país em que as editoras mais importantes publicam uma parcela muito pequena de não-brancos, em que a condição de homem negro do escritor mais reverenciado de sua literatura só foi reconhecida tardiamente e de maneira relutante, o registro desta produção depende sobretudo de autoedição e de pequenas casas independentes. Rodrigues e Oliveira não apenas historiam e cartografam a publicação de obras de autoria negra/afro-brasileira, abrangendo prosa, poesia e não-ficção. Também interrogam seu impacto no campo literário e no mercado editorial em uma pesquisa séria e comprometida com a democratização desses espaços. Este livro é, assim, uma contribuição necessária ao debate sobre literatura e relações raciais no Brasil.” Regina Dalcastagnè
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